WALDYR PEIXOTO: “AUTONOMIA DOS CLUBES TAMBÉM É AUTONOMIA DOS ASSOCIADOS”

Confira o Editorial publicado na 20ª edição/2025 do jornal semanal da AABB Brasília

55

No início desta semana, defendi em entrevista para a TV Globo a autonomia dos clubes em relação ao projeto de lei que garante a clubes recreativos e esportivos o direito de definir regras para a entrada de usuários com alimentos ou bebidas nas dependências. Atualmente, a Lei 5.931, de 2017, não deixa claro que essa é uma prerrogativa dos clubes, e consequentemente dos seus associados.

“A proteção ao consumidor não pode se sobrepor ao direito de propriedade dos estabelecimentos comerciais, como é o caso da Lei nº 5.931, que restringe o direito dos estabelecimentos de decidirem sobre o ingresso de produtos adquiridos fora de seus estabelecimentos. A livre iniciativa, garantida pelo Art. 170 da Constituição, é um princípio fundamental da ordem econômica e deve ser respeitado”, diz o texto do já aprovado pelo Câmara Legislativa do DF e aguarda sansão do governador Ibaneis Rocha nas próximas semanas.

Acreditamos que a nova lei será bem-vinda e mais um passo importante para o fortalecimento dos clubes. Afinal, a autonomia dos clubes também é autonomia dos associados. E aqui na AABB Brasília será sempre o associado que terá a palavra final.

Waldyr Peixoto

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content