Muito antes de se tornar um esporte, a vela esteve presente no mundo desde os primórdios da humanidade, levando a mobilidade à longas distâncias como meio de transporte muito importante para o comércio e bem como atividade de lazer para velejadores entendidos sobre a força e direção do vento.

 

Como esporte, sua origem se deu na Inglaterra, no século XVII, quando o rei Carlos II, logo após ser exilado da Holanda, teve a oportunidade de velejar e aprender sobre a prática. Empolgado com a modalidade náutica, se dedicou a organizar competições, sendo as primeiras regatas ocorridas em águas britânicas disputadas e incentivadas por ele.

 

Tempos depois, ano de 1851, o surgiu a America’s Cup deu início às primeiras regatas internacionais, a qual expandiu e popularizou a vela pelo mundo. Já no Brasil, o esporte chegou no início em 1906, no Rio de Janeiro, com a chegada de descendentes europeus e com a criação do primeiro clube do país dedicado à vela, o Iate Clube Brasileiro.

 

A Vela estreou nas Olimpíadas, nos Jogos de Paris-1900, ficando de fora somente da primeira edição, em Atenas-1836, devido ao mau tempo. Após esse episódio, o esporte esteve presente em todas as programações do evento, modificando detalhes da sua prática conforme a evolução das embarcações, cada vez mais leves, velozes e modernas.

 

É um esporte que conta com variadas opções que atendem a diferentes tipos de barcos e a quantidade de tripulantes, por exemplo. As classes mais conhecidas são: 470, 49er, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RS:X e Nacra 17. Em barcos a vela movidos pela força do vento, o objetivo da competição é atingir o menor número de pontos conforme a posição de chegada.

 

Nos Jogos Olímpicos, a vela está entre os esportes que mais rendeu medalhas ao Brasil, conquistadas, em sua maioria, por Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco cada. No quadro geral, o Brasil já conquistou seis medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze.

E nós, é claro, temos muito orgulho do desempenho brasileiro neste esporte que move o nosso clube e claro temos um equipe aqui na AABB que oferece curso de Vela. Venha conhecer!

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

AABB BRASÍLIA REALIZA LUAU EM 26 DE ABRIL

Com entrada gratuita para associados e convidados, Bar da Náutica será palco de um show intimista com o DUO Smart…

MAIS UM PASSO PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE GATOS

Projeto de castração de felinos avançou no último fim de semana, com mapeamento de áreas e medidas iniciais para o…

PARABÉNS, BRASÍLIA, PELOS SEUS 64 ANOS!

Confira a Palavra do Presidente publicada na 16ª edição do jornal semanal da AABB Brasília

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content