A Ginástica Rítmica é conhecida pela beleza, plasticidade, elegância e criatividade e delicadeza gestual, a é uma modalidade que combina técnica e expressão corporal em coreografias, apresentadas pelas ginastas individualmente ou em conjunto de cinco atletas.

Dessa relação, portanto, surge uma prática voltada à execução de movimentos rítmicos, dinâmicos e, principalmente, orgânicos, ou seja, envolvendo a totalidade do corpo da ginasta de maneira fluida. Essa modalidade era inicialmente realizada com foco na disciplina, no condicionamento e na estética do corpo, sendo referida como “Ginástica Moderna”.

Praticada exclusivamente por mulheres, a Ginástica Moderna começou a ser sistematizada em 1948, quando foi realizada a primeira competição da modalidade, na antiga União Soviética. Posteriormente, em 1951, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna (LIGIM), em Viena. A fundação da LIGIM contribuiu para a difusão global da modalidade, bem como sua participação no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Praga, em 1962.

No Brasil, a Ginástica Rítmica se iniciou em meados da década de 1950, por cursos ministrados pela professora Margareth Frõhlivh. Tais cursos foram promovidos pelo Departamento de Esportes do Estado de São Paulo, conjuntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entretanto, foi com os cursos e as demonstrações da professora húngara Ilona Peuker que essa modalidade passou a ser desenvolvida e difundida no país.

 

Aqui na AABB temos uma escolinha voltada para esta modalidade. Venha conferir!

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

AABB BRASÍLIA REALIZA LUAU EM 26 DE ABRIL

Com entrada gratuita para associados e convidados, Bar da Náutica será palco de um show intimista com o DUO Smart…

MAIS UM PASSO PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE GATOS

Projeto de castração de felinos avançou no último fim de semana, com mapeamento de áreas e medidas iniciais para o…

PARABÉNS, BRASÍLIA, PELOS SEUS 64 ANOS!

Confira a Palavra do Presidente publicada na 16ª edição do jornal semanal da AABB Brasília

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content