Esporte é qualidade de vida!

414

Você sabia que esporte é importante para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença na vida das pessoas, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade do corpo humano. Independente da idade, seja crianças, adolescentes, adultos ou idosos, o esporte proporciona não somente benefícios físicos como também bem-estar mental e interpessoal.

Ao praticar um esporte o ser humano expressa sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo. Seja nos esportes coletivos e/ou individuais, ambos auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania para as pessoas, como os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos que muito contribuem para questionamento de situações e problemas.

Entretanto, no dia-a-dia, o que se vê é que a maioria da população não realiza nenhum tipo de atividade ligada ao esporte, mesmo conhecendo os seus benefícios. Um estudo divulgado recentemente pelo IBGE mostra que 71,8% da população brasileira (pessoas a partir dos 14 anos) são sedentárias.

A vida sedentária é apontada pela medicina como um fator que aumenta exponencialmente o risco de morte quando associada a doenças crônicas como a hipertensão, depressão, diabetes, doenças coronárias e câncer. Em outras palavras, podemos dizer que milhões de brasileiros poderiam ter uma vida saudável e manter essas e outras doenças sob controle apenas com a prática regular de esportes e, claro, com uma dieta adequada.

É importante praticar atividades físicas no mínimo 3 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Existem também alguns esportes que são prazerosos e nos tornam mais saudáveis, como vôlei, basquete, natação, futebol e até o frescobol na praia. Encontre aquele com o qual você mais se identifica e boa saúde!

 

Viva ao esporte!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content