INCENTIVO À CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Projeto AABB Comunidade Casa Azul Brasília atende 150 crianças e adolescentes durante o contraturno escolar, oferecendo acesso à cultura, esporte, tecnologia e encaminhamento ao mercado de trabalho

131

Referência em todo o Distrito Federal em ação social, o Projeto AABB Comunidade Casa Azul Brasília representa a possibilidade da construção de um futuro melhor para 150 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, da cidade de São Sebastião. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), a Federação Nacional das AABBs (FENABB), a Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Distrito Federal (GDF), a Casa Azul Felipe Augusto e a AABB Brasília.

Entre os diferenciais, o projeto possibilita o acesso à cultura, ao esporte, à tecnologia, à educação e a aproximação com a informação ao universo do trabalho. As ações são parte integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os beneficiários são atendidos por equipes técnicas multidisciplinares compostas por pedagogas, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais com diferentes formações.

As atividades são desenvolvidas no contra turno escolar e contemplam oficinas de esporte, dança, música, imaginação e criatividade, cidadania e orientação para o universo do trabalho.

Oito anos de sucesso

Lançado oficialmente em 25 de agosto de 2017, o Projeto AABB Comunidade Casa Azul Brasília tem os participantes encaminhados pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), de acordo com os quesitos de vulnerabilidade e risco social. O público atendido enquadra-se nos critérios descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, tendo como resultados esperados de forma a efetivar a proteção social: Segurança de Acolhida, Segurança no Convívio Familiar e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia. Compõem o projeto atualmente 150 crianças e adolescentes, sendo divididos em 75 no turno matutino e 75 no vespertino.

Planejamento

As ações são planejadas e executadas baseadas no referencial pedagógico, tendo como princípio a ludicidade, o dinamismo e oferta de acesso a espaços potencializadores, que venham a propiciar a ampliação da leitura de mundo, despertar novas perspectivas de futuro, a compreensão do exercício da cidadania e ampliar o universo artístico e cultural das crianças e adolescentes atendidos. Desta forma, os trabalhos desenvolvidos e propostos visam contribuir para os seguintes impactos sociais junto aos usuários e seus familiares:

  • Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidades social;
  • Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência;
  • Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais;
  • Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais;
  • Melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias;
  • Aumento no número de jovens que conheçam as instâncias de denúncias e recurso em casos de violações de seus direitos;
  • Aumento no número de jovens autônomos e participantes na vida familiar e comunitária, com plena informação sobre seus direitos e deveres;
  • Redução a Prevenção de situação de isolamento social e de institucionalização;
  • Aumento da segurança alimentar entre crianças e adolescentes;
  • Reduzir, junto a outras políticas públicas, índices de: violência entre jovens; uso/ abuso de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

Parcerias

Os recursos que mantêm a instituição provêm de convênios com o setor público e parcerias com empresas privadas, além de doações, contribuições de pessoas físicas e arrecadações em bazares. Cabe ressaltar que estamos sempre disponíveis para receber novas parcerias e voluntariados, com ações que venham a somar a impactar na vida das nossas crianças. “Parcerias que coadunam com o princípio da instituição e que reconheçam a importância do trabalho e queiram contribuir com a qualidade do atendimento e a melhoria de vida das nossas crianças e famílias, são sempre bem vindas e acolhidas em nosso projeto”, destaca a coordenadora da unidade, Cintia Sobrinho.

Próximos meses

Ações programadas até dezembro de 2024 do Projeto AABB Comunidade Casa Azul Brasília contemplam a seguinte programação:

  • Passeios externos – setembro e novembro
  • Reunião com as famílias dos beneficiários, na AABB – setembro
  • Festa das crianças – outubro
  • Circuito esportivo – outubro
  • Apresentações interna e externa – outubro
  • Show de talentos – novembro
  • Ação de entrega dos uniformes – novembro
  • Festa Natalina – dezembro

Apadrinhamento

Todos os anos o Projeto AABB Comunidade Casa Azul Brasília desenvolve uma campanha ao final do ano chamada Apadrinhamento, que visa disponibilizar aos beneficiários uma mochila e presentes em comemoração ao Natal e a preparação para o ano letivo escolar. Nesta ação, a comunidade pode doar um valor de R$ 65 e assim contribuir para um Natal mais feliz e a possibilidade de manutenção da vivência escolar dos beneficiários. Neste ano, a Campanha será lançada em outubro e todos são convidados a participar dessa corrente do bem.  Outras informações também podem ser objtidas pelo Instagram @casa.azul.felipe.augusto.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content