JOSÉ BERNAT DE SOUZA: “A COMISSÃO DISCIPLINAR EXISTE PARA ZELAR PELA MORALIDADE, DISCIPLINA E PATRIMÔNIO DA AABB”

Confira a entrevista com o presidente da Comissão Disciplinar Permanente do nosso clube

93

José Eduardo Bernat de Souza, associado há mais de 35 anos, é o atual Comissão Disciplinar Permanente da AABB Brasília. Ao lado dos membros efetivos Vitor da Costa de Souza, Bruno de Sousa Melo dos Santos e Célio Cota de Queiroz, Bernat tem a missão de apurar e julgar qualquer ação que atente à moralidade, à disciplina e ao patrimônio do clube, bem como à infringência ao Estatuto, ao Regimento Interno e aos demais regulamentos.

Aposentado do Banco do Brasil desde de 2010, José Eduardo Bernat de Souza é engenheiro civil e frequentador assíduo do nosso clube nas modalidades esportivas de futebol e natação, tendo sido diretor de Natação da AABB.

Confira a entrevista com o presidente da Comissão Disciplinar Permanente da AABB Brasília.

Quando foram iniciados os trabalhos da atual Comissão Disciplinar da AABB Brasília e qual a periodicidade das reuniões?

José Eduardo Bernat de Souza: Esta Comissão Disciplinar foi nomeada com base no Art. 10, Alínea L, do Regimento Interno, por ato do Presidente do Conselho de Administração, de 06 de março de 2024. As reuniões ocorrem sempre após apuração prévia dos fatos e comunicação do Presidente do Conselho de Administração a esta Comissão (art. 40 do Regimento Interno da AABB Brasília – REGIM) de infração cometida por associado. Havendo casos a serem analisados, normalmente nos reunimos às quartas-feiras à noite. Nos julgamentos é possível colher o depoimento dos acusados, testemunhas e outros envolvidos.

Quais normas regem a Comissão Disciplinar da AABB Brasília?

José Eduardo Bernat de Souza: O Capítulo VI do REGIM traz os principais artigos (arts. 35 a 43) que regulam a disciplina em nosso clube. Outro importante normativo frequentemente utilizado pela Comissão é o CJDD – Código de Justiça e Disciplina Desportiva.

A Comissão também funciona como uma espécie de 2ª Instância dos julgamentos que ocorrem no âmbito esportivo, correto? Punições são frequentes?

José Eduardo Bernat de Souza: Exato. A Comissão tem essa função similar à segunda instância em casos esportivos. Porém, é importante mencionar que a Comissão Disciplinar não tem qualquer interesse em punir o associado. Pelo contrário, o ideal seria que o grupo só existisse no papel e se reunisse para confraternizações. Mas não podemos esquecer que toda e qualquer transgressão aos normativos que venha a ocorrer nas dependências do clube e que traga reflexos à coletividade deverá ser apreciada e julgada pela Comissão, que tem como principal função zelar pela moralidade, disciplina e patrimônio da Associação.

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content