O Brasil, nos dias atuais, é o país onde mais se pratica o Vôlei, seguido da Rússia e Estados Unidos, segundo dados da Federação Internacional de Vôlei Internacional. Os primeiros registros dessa prática esportiva, em terras brasileiras, vêm do ano de 1910, no Colégio Marista, em Recife, e na ACM, em São Paulo. Foi apenas na década de 80, entretanto, sua popularização aconteceu e foi se desenvolvendo até se tornar o fenômeno esportivo que é atualmente.

 

O Vôlei surgiu em 1895, na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos, e foi criado pelo professor William George Morgan. No começo, chamava-se mintonette, e era praticado com uma câmara da bola de basquete e uma corda no lugar da rede.

A partir dos Jogos Olímpicos de 1988, uma nova regra impediu a interrupção do jogo para que se pudesse secar a quadra. Os times passaram a entrar com toalhinhas presas na parte de trás do calção usadas sempre que o suor molha o piso.

O primeiro campeonato mundial de vôlei masculino aconteceu em 1949. As mulheres só começaram a competir em 1952.

O jogo profissional mais longo da história foi entre Polônia e União Soviética, na final dos Jogos Olímpicos de 1976, e durou 4 horas e 36 minutos. Nessa oportunidade, a seleção polonesa levou vantagem sobre a soviética e conquistou o ouro olímpico — já pensou no jogão?

 

Já praticou Vôlei ou pensou em praticar, mas não teve oportunidade? Agora você pode, pois, contamos com uma estrutura própria para a prática! Venha nos fazer uma visita e conheça todas as nossas modalidades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Skip to content